sexta-feira, 23 de março de 2012

Quantas vezes eu devo perdoar? Mateus 18:21-35


Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.


Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.


Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.



Agora Jesus nos explica a importância do perdão, e reforça o segundo mandamento de sua lei do amor, pois com a parábola do credor incompassivo, Cristo Jesus deixa claro que devemos tratar nosso irmão como gostaríamos de ser tratados, ensinamento que esta explícito no mandamento ´´Amar ao próximo como a se mesmo``.Vimos que apesar de Jesus determinar que se deve perdoar 70x7 vezes, isso não significa um número exato, mas sim que não deve-se ter limite para a nossa misericórdia, pois vamos ser tratados pelo nosso Pai conforme tratamos nosso semelhante. Reflitamos mais estas palavras, e tentemos seguir nosso Mestre, pois ele é o Caminho, vençamos nossas limitações, e procuremos nos colocar no lugar do outro para que nosso coração possa perdoar com sinceridade.Glória a Deus!!!

2 comentários:

  1. Maravilhosa palavra, meu amigo e irmão Sérgio!
    Incrível, foi que comentamos essa passagem aqui em casa no domingo passado, durante nossa reunião (vocês fizeram falta...) NÃO HÁ COMO FALAR E PRATICAR AMOR SEM PERDÃO, sem a compreensão para com os supostos motivos que possam levar o nosso próximo a pecar contra nós. Apesar de não justificar o erro, procurarmos o caminho da compreensão, ou seja, até mesmo nos colocarmos no lugar da pessoa que falhou conosco, supondo que nós podemos passar pelo mesmo problema, tal como Jesus explicou na parábola do credor imcompassivo,sempre nos ajudará a perdoarmos, já que não temos a mesma facilidade que o Senhor tem, de perdoar.
    Seguindo esse caminho de Deus, pelo menos, começamos a exercitar misericórdia e compaixão reais, que são a base do perdão.
    Que Deus nos abençoe e nos ensine a amar e perdoar, pois as duas PRÁTICAS caminham inseparáveis!

    Um abraço do seu amigo, cheio de saudades de vocês.

    Márcio

    ResponderExcluir
  2. "Amar os vossos inimigos e orar pelos que vos perseguem."(Mat. 5,44)e perdoar aquele que nos ofende e nos deve, acredito eu ser a maior prova de um coração convertido e caráter habilitado para entrar no céu. Essas são as maiores demonstrações de amor para com o nosso próximo e Deus se alegra muito quando seus filhos conseguem adquirir esses atos nobres de um verdadeiro cidadão do céu.
    http://www.bibliaeaciencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir