terça-feira, 20 de março de 2012

Cristo Jesus e os escândalos Mateus 18:1-9



Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?
E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,
E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.
Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
Mateus 18:1-9



 
Mas um ensinamento maravilhoso do nosso Salvador é descrito neste capítulo do Evangelho de Mateus, sabiamente Jesus coloca como fundamental para entrar no Reino dos Céus a humildade, a inocência, e a ingenuidade encontrada nas criancinhas, que vivem na dependência dos pais, como nós deveríamos nos colocar  nas mãos de Deus, por isso não precisa o homem ser criança, mas se assemelhar a elas nessas qualidades.E continua o Mestre nos ensinando como chegar a atingir essas qualidades, pois não poderia o homem ser verdadeiramente humilde e puro, se for responsável por escândalo.Mas cuidado com entendimento do que é escândulo, pois na atualidade se considera escandaloso o comportamento que fira a moral ou o decoro e que torne-se público, arranhando assim a autoimagem e o orgulho.Mas Cristo Jesus de uma forma enérgica apregoa que qualquer ato ruim, que faça mal ao próximo é considerado escândalo aos olhos de Deus Pai, mesmo que não seja de conhecimento geral.E mais firme ainda ele defende o combate a todo o mal, usando uma figura de imagem radical, nos diz que devemos cortar todo o mal que possamos fazer, sendo melhor ser mutilado, com a perda da mão, do olho, que ter o corpo perfeito e ser precipitado no inferno.Vamos refletir as palavras de Jesus e começar nossa purificação, eliminando todo sentimento ou traço inveja, egoísmo, orgulho, rancor, raiva, e tudo que nos leve a praticar o mal.Deus abençoe a todos!

3 comentários:

  1. Muito bom!A única coisa que levaremos para o céu é o nosso caráter.Por essa razão devemos refletir nesse ensinamento de Jesus e deixar que o Espírito Santo purifique nossos corações, tirando o coração de pedra e dando-nos um coração de carne.Obrigado pela indicação de leitura!Abraços

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez o senhor Jesus nos adverte para nós expulsar todo sentimento que promove contravenções a Deus pedimos a ti Senhor um coração puro e santo Amém

    ResponderExcluir