Google+ Followers

terça-feira, 19 de junho de 2012

Parábola do Vinho novo em Odres Velhos Mateus 9: 14-17 Marcos 2:18-22 Lucas 5:33-39


«Depois o procuraram os discípulos de João, e lhe perguntaram: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas teus discípulos não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Porém dias virão, em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias jejuarão. Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque o remendo tira parte do vestido, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam.» (Mateus 9:14-17).






«(Ora os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando.) Eles vieram perguntar-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Durante o tempo que têm consigo o noivo, não podem jejuar. Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o noivo, nesses dias jejuarão. Ninguém cose remendo de pano novo em vestido velho; de outra forma o remendo novo tira parte do velho, e torna-se maior a rotura. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; de outra forma o vinho fará arrebentar os odres, e perder-se-á o vinho, e também os odres. Pelo contrário vinho novo é posto em odres novos.» (Marcos 2:18-22)




«Disseram-lhe eles: Os discípulos de João jejuam freqüentemente, e fazem orações; assim também os dos fariseus, mas os teus comem e bebem. Jesus disse-lhes: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Dias, porém, virão, dias em que lhes será tirado o noivo, nesses dias hão de jejuar. Propôs-lhes também uma parábola: Ninguém tira remendo de vestido novo e o põe em vestido velho; de outra forma rasgará o novo, e o remendo do novo não condirá com o velho. Outrossim ninguém põe vinho novo em odres velhos; de outra forma o vinho novo arrebentará os odres, e ele se derramará, e estragar-se-ão os odres. Pelo contrário vinho novo deve ser posto em odres novos. Ninguém que já bebeu vinho velho, quer o novo; porque diz: O velho é bom.» (Lucas 5:33-39).


 
Como todo ensinamento de Cristo Jesus, mas uma vez ele nos chama a atenção que ponto central de seu Evangelho não consiste em obras exteriores, como rituais e liturgias, e com excelsa sabedoria previa a dificuldade que sua Doutrina Divina enfrentaria para sensibilizar os homens acostumados com a Lei e todos os ritos impostos por Moisés. Por isso nos expõe esta parábola nos mostrando que é preciso se renovar, que é preciso se purificar dos velhos preconceitos, para se deixar habitar pelo novo ensinamento. Também Paulo um dos maiores Apóstolos de Cristo, se desnudou de todos os seus conhecimentos da lei judaica, para seguir como o mais fiel discípulo do Cristo. E nos afirma isto em sua carta aos Filipenses : ´´Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo``.(Filipenses 3:7-8)
Por isso , irmãos em Cristo, vos peço para deixar Jesus habitar vossos corações sem as amarras e os dogmas dos homens, seguindo e vivendo unicamente sobre os ensinamentos de Jesus. Amém!