Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
Mas um exemplo da sabedoria de nosso mestre Jesus, que mesmo sendo testado pelos escribas e fariseus, nunca perdeu uma oportunidade de nos ensinar e mostrar como proceder de acordo com a vontade de nosso Pai.Com a sentença ´´quem não tiver pecado, atire a primeira pedra, Cristo Jesus faz da tolerância, da clemência e da misericórdia, um dever para todos os cristãos.E nos ensina que não devemos julgar com mais severidade os outros, do que nos julgamos a nós mesmos.Claro que não era da intenção de Jesus nos proibir de denunciar o mal e o erro, uma vez que ele próprio em várias ocasiões criticou e combateu energicamente vários erros dos homens de sua época, até porque a denúncia do mal, em certas ocasiões também é um dever humanitário, que pode alertar e resgatar muitas pessoas dos seus pecados,mas mesmo Jesus sendo puro e inocente não condena a mulher e termina sua lição aconselhando-a a não pecar mais.Reflitamos nos sábios ensinamentos de Cristo.Que Deus nos abençoe!!!!
Gosto muito dessa passagem em que O Senhor nos ensina a não apedrejar."Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4 : 12)
ResponderExcluir